Mutualista Covilhanense assinala aniversário com apresentação do projeto +Tempo e celebração de protocolos

A Mutualista Covilhanense assinalou ontem, ao final da tarde, os seus 92 anos de fundação e os 127 anos de história associativa com a apresentação do projeto “+Tempo” e a celebração de 5 protocolos, numa cerimónia “pequena, devido à pandemia, mas revestida de grande significado”, sublinhou o presidente da direção, Nelson Silva.

Foram celebrados protocolos de cooperação, que preveem, também, que elementos das instituições que os rubricaram possam usufruir dos serviços da Mutualista, fazendo-se sócios mediante o pagamento de 10 cêntimos mensais. O Grupo Desportivo de Valverde, o Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça e Centro de Dia de Orjais celebraram protocolos desta natureza. Foi ainda celebrado um protocolo com o UBIPharma, Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior, que prevê que estes alunos possam fazer voluntariado na Mutualista e outro com a Câmara Municipal da Covilhã que permite que os jovens utentes da Casa da Moura possam frequentar as piscinas municipais de forma gratuita.


Para Nelson Silva, estes protocolos vêm reforçar a estratégia da Mutualista de estabelecer parcerias com instituições de toda a região. “O caminho faz-se com cooperação e partilha” e com “os parceiros certos é possível fazer mais e melhor pela região”, destacou, sustentando ainda que os protocolos celebrados e o trabalho que daí resultará “terá impacto social nos territórios”

Destaque do dia também para o novo projeto “+Tempo”, apoiado pela Fundação Manuel António da Mota e que consiste na digitalização dos serviços nas respostas sociais da mutualista, nomeadamente no serviço de apoio domiciliário, no Lar e no Centro de dia.

Implementado desde 3 de junho, teve um investimento de cerca de 9.500 euros, em equipamentos e programas informáticos, e vai permitir uma poupança de 36 mil folhas de papel por ano, destacou a Mutualista durante a apresentação, vincando a sustentabilidade e a preocupação ecológica que está por trás desta nova realidade que vai permitir a desmaterialização dos serviços.

Todos os registos de cuidados e outros serviços prestados a cada utente passarão a registo digital, com recurso a códigos de barras e leitores, o que permite uma gestão e uma prestação de cuidados mais eficientes, ganhos de tempo, informação mais acessível e uma melhor organização interna, foi referido.

O presidente da Mutualista frisa que a preocupação ecológica da instituição tem sido uma constante, dando conta das obras já realizadas na sede com vista à eficiência energética e a aquisição de uma viatura elétrica estando para breve a aquisição de outra. Destaca que o projeto +Tempo permitem, também, melhorar o desempenho da instituição nesta área.

Para o futuro, além de continuar as obras de remodelação da sede da Mutualista Covilhanense, já tem projeto aprovado no âmbito do PARES 3, Nelson Silva frisa que é objetivo da instituição continuar o crescimento da Farmácia Social, consolidar a Unidade de Fibromialgia assim como o Departamento da Migrações e de Inovação Social, expandir o Serviço de Apoio Domiciliário, com uma “estratégia em que se cruzam projetos em curso com projetos novos que dão confiança para o futuro”, rematou.

José Armando Serra dos Reis, vereador do urbanismo que esteve na sessão em representação da Câmara Municipal da Covilhã, saudou todos os que contribuíram para “o excelente legado da instituição” e os atuais dirigentes “que fazem um trabalho de excelência, e a prova é o conjunto de serviços que prestam”, vincando que a autarquia e a Covilhã “tem um dívida de gratidão para com a Mutualista covilhanense”, incluindo aqui todas as IPSS’S do concelho.