UBIMPULSO: UBI já definiu metas e objetivos a atingir com financiamento do PRR

A Universidade da Beira Interior (UBI) já definiu objetivos e metas internas a atingir pelos diferentes Departamentos da instituição relativos ao contrato-programa de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026, foi hoje anunciado em nota de imprensa.

Essas metas fazem parte das sete Declarações de Compromisso que a Reitoria assinou com igual número de departamentos da instituição, estando prevista a assinatura das restantes na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, destaca ainda o documento.


A nota de imprensa detalha que “esta formalização pretende contribuir para o sucesso da aplicação dos fundos do PRR na UBI e abrangeu numa primeira fase os departamentos que submeteram e viram aprovados os seus planos: Física, Matemática e Química, da Faculdade de Ciências; Eletromecânica, Civil e Arquitetura e de Informática, da Faculdade de Engenharia; e Ciências Médicas, da Faculdade de Ciências da Saúde”.

Na sessão de assinatura, Mário Raposo lembrou que “há vários objetivos para cumprir” e, com os documentos, pretende-se que exista um comprometimento dos vários departamentos. “A ideia é que consigamos dar um impulso significativo na formação de pessoas nestas áreas STEAM e, obviamente, que os departamentos beneficiem com os equipamentos de apoio ao ensino que serão postos à disposição”, salientou o Reitor da UBI, alertando para “trabalho de execução, um esforço que é preciso fazer.

O Programa IMPULSO JOVENS STEAM visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics), em articulação com as necessidades que emergem nos mercados de trabalho, prevendo-se o reequipamento e a melhoria das condições de ensino com o objetivo de incrementar o número de licenciados em áreas STEAM, atividades com escolas e a atribuição de várias tipologias de prémios e bolsas.