Mais de 4 mil pasteis vendidos no 1º Festival do Pastel de Molho da Covilhã

Ao longo dos dois dias do 1º Festival do Pastel de Molho da Covilhã foram vendidos mais de 4 mil pasteis, adianta a organização, vincando que “todas as espectativas foram superadas”.

Paulo Carvalho, presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, que organizou o certame com o apoio da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e município covilhanense, mostrou-se “muito satisfeito” com a adesão do público e o nível de vendas alcançado na iniciava.


“Nem tenho palavras, estou muito feliz, superou todas as espectativas, ninguém pensava que iria correr desta maneira. O pastel está sempre a chegar, quentinho, há sempre filas, só hoje (sábado), fizemos 75 litros de molho e está quase esgotado”, disse, em declarações à RCC.

Paulo Carvalho explica que a confraria, para além de oferecer o molho a quem quisesse degustar o pastel no próprio local, preparou 500 kits, que continham prato e outras ofertas da confraria, que também esgotou.

O responsável pela confraria, que já certificou a iguaria que só existe desta forma na Covilhã, mostrou-se surpreendido com a quantidade de covilhanenses que ainda não tinham provado o pastel na sua forma original, isto é, com molho de açafrão ou chá preto.

Frisa que o objetivo do certame é precisamente minimizar esta lacuna, e levar a que o pastel passe a estar na carta dos restaurantes locais, precisamente desta forma, vincando que a confraria fornece a receita do molho para que tal aconteça.

Paulo Carvalho explica que que há 4 restaurantes, que na semana que antecedeu o festival, tiveram o pastel de molho como oferta da confraria, esperando que agora o mantenham na carta de forma original. “O que diferencia este pastel é o molho, é assim que ele foi certificado e é assim que deve ser consumido”, frisa.

O festival promete regressar no próximo ano, entretanto Paulo Carvalho recorda que a certificação do Pastel de Molho da Covilhã é recente, explicando que todas as unidades de restauração que sigam as indicações do caderno de especificações da confraria, terão um selo que certifica que ali há pastel de molho da Covilhã, de qualidade.

Uma lista de unidades de restauração que estará no site da confraria, em permanente atualização, explica ainda o responsável.

Recordar que o Pastel de Molho da Covilhã é marca nacional coletiva registada, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sendo sua proprietária a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã.