Blocos de Partos: PSD exige que Governo “clarifique a sua posição”

Numa missiva enviada ao Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, os deputados do PSD eleitos pelos círculos eleitorais da Guarda e Castelo Branco, João Prata e Cláudia André, “pediram explicações sobre o possível fecho de blocos de partos nos dois hospitais”.

Os parlamentares afirmam que “este é um tema recorrente no debate da política de saúde materno-infantil”.


“Ao que se sabe, o relatório final terá sido apresentado ao governo e preconiza o encerramento dos blocos de partos dos hospitais de Castelo Branco e da Guarda, mantendo o bloco de partos do hospital da Covilhã, ou encerram o de Castelo Branco e da Covilhã e mantém-se o da Guarda”, realçam os deputados no documento enviado através da Assembleia da República.

João Prata e Cláudia André dizem “não ter dúvidas” que a recorrência desta circunstância “é lesiva do bom nome daquelas unidades de saúde e de todos os seus profissionais; desincentiva a eventual deslocação de outros profissionais de saúde nestas e noutras especialidades; fomenta o alarme social e condena aqueles territórios a uma continuada assimetria social e territorial”.

Para os sociais-democratas, “face ao alarmismo social que foi criado junto das populações, importa que o Governo clarifique a sua posição”.

Em última nota, no documento, os parlamentares questionam “se é, ou não, intenção do governo encerrar algum dos blocos de partos supramencionados” e “que medidas têm sito tomadas para reforçar as equipas médicas de especialistas em obstetrícia”.

Os deputados também consideraram lesivo “o mutismo comunicacional do Governo em relação a este importante tema da política pública de saúde”.

“Por um lado, o Governo afirma a necessidade de uma maior coesão territorial, mas, por outro lado, a sua prática exibe um desencorajamento da natalidade e uma desconsideração com os que vivem naqueles territórios”, pode ler-se na missiva enviada ao ministro.