Estudo coloca 19 investigadores da UBI entre os mais importantes do mundo

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem 19 investigadores na lista dos mais “importantes do mundo” no estudo World’s Top 2% Scientists List 2022, revela a instituição na sua página oficial.

O estudo é elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, em colaboração com a editora de publicações científicas Elsevier BV, e centra-se no mérito científico de milhares de investigadores de todo o mundo, abrangendo 22 áreas e 176 subáreas do saber.


A UBI está representada por 19 elementos no grupo dos mais citados em 2021, sendo que três deles integram o ranking dos cientistas com maior impacto no decurso da carreira, nomeadamente Paulo J. Oliveira, Hugo Proença e Luís Alexandre.

Os elementos da UBI incluídos no relatório abrangem diversos domínios científicos, sendo eles João Ferreira (Gestão e Economia), Helena Alves (Marketing), Arminda Paço (Marketing), Mário Franco (Gestão e Economia), Paulo J. Oliveira (Polímeros), Hugo Proença (Inteligência Artificial e Processamento de Imagem), Victor Moutinho (Energia), António Cardoso Marques (Energia), Sónia P. Miguel (Polímeros), Ilídio J. Correia (Polímeros), Sandeep Pirbhulal (Redes e Telecomunicações), Luís A. Alexandre (Inteligência Artificial e Processamento de Imagem), Roshan Paul (Materiais), Elisabete C. Costa (Farmácia e Farmacologia), André F. Moreira (Farmácia e Farmacologia), Alexey S. Koshelev (Física Nuclear e de Partículas), Paulo N. B. Reis (Materiais), Duarte de Melo-Diogo (Farmácia e Farmacologia) e Nuno M. Garcia (Inteligência Artificial e Processamento de Imagem).