Deputada do PSD Cláudia André questiona governantes sobre OE 2023

Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, durante a última semana, fez um conjunto de questões a vários governantes, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023.

Questionou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre as acessibilidades na região, com enfoque no IC6, N238 e IC31. A parlamentar deu nota que sobre estes investimentos “pouco ou nada se sabe” e questiona o que se pretende fazer nesta matéria.


Questionou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, sobre “o que está previsto para financiar e fomentar a cultura local e tradicional das associações culturais localizadas nos territórios do interior”, vincando que os apoios não podem ser só para os grandes centros.

Dando como exemplo os centros sociais do Peso e de Vales do Rio, a parlamentar alertou para o facto de muitas das IPSS’s do interior, terem formalizado candidaturas ao PRR, na tipologia correspondente à requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, candidaturas que segundo a parlamentar acabaram por ser indeferidas, questiona a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sobre os apoios a estas instituições.

 Ao ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, Cláudia André perguntou sobre a reflorestação da Serra da Estrela, nomeadamente “se as verbas para a Serra da Estrela são retiradas dos incêndios 2017/19 ou se vão ser criados novos programas e apoios sérios ao reflorestamento da Serra da Estrela e quanto está previsto para a revitalização ambiental e para a reflorestação da área ardida”.

Ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, perguntou se a tutela “pondera ou não encerrar algum serviço de obstetrícia em Castelo Branco ou Covilhã”.