Vento forte provoca 14 ocorrências na Covilhã e em Belmonte

As rajadas de vento forte que se fazem sentir desde ontem provocaram, até ao momento, oito quedas de árvores e cinco danos em estruturas edificadas, no concelho da Covilhã, e a queda de uma estrutura publicitária em Belmonte.

Segundo informação avançada pelo coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Luís Marques, entre as ocorrências registadas no concelho estão a queda de uma árvore entre Casegas e Sobral de São Miguel, que “impediu a saída atempada de um autocarro durante a manhã”; na avenida Alameda Pêro da Covilhã; junto à Escola Secundária Quinta das Palmeiras; no acesso à Piscina Municipal e junto ao Centro de Saúde.


Foram ainda contabilizadas mais três ocorrências, sendo que duas delas foram registadas na estrada nacional 18, nomeadamente em Vale Formoso e junto ao restaurante “Os Arcos”. A última situação foi na estrada nacional 18-3, junto a Terlamonte.

Em declarações à RCC, Luís Marques avançou ainda que Proteção Civil deu conta de cinco ocorrências em estruturas edificadas, como vidros e telhas partidas, destacando “o risco iminente de quebra de vidros” num edifício junto ao acesso de São João de Malta.

Nas ocorrências registadas no concelho da Covilhã, estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários da Covilhã, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a PSP e a Infraestuturas de Portugal (IP).

Em Belmonte, a Proteção Civil deu conta de danos numa estrutura publicitária, nomeadamente “placas desprendidas”, junto ao Minipreço da vila, segundo fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela.