Penamacor: “Enobrecer o património histórico e cultural” foi o objetivo do Festival de Figuras, Factos e Lugares

“Enobrecer o vasto património histórico e cultural através de uma programação em torno da memória” foi o objetivo da 2ª edição do Festival de Figuras, Factos e Lugares, que teve lugar na aldeia de Bemposta, concelho de Penamacor, nos passados dias 25 e 26.

O festival iniciou-se com o colóquio sob o mote “Bemposta: passado, presente e futuro”, onde se falou “sobre a memória do passado e se fez referência ao período de ocupação de comunidades islâmicas”. Foi, também, posto à discussão o presente e o futuro da aldeia, passando, conjuntamente, pela “valorização dos aspetos culturais, vistos da perspetiva turística”.


Ilídia Cruchinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor, sublinhou o “vasto património histórico carregado de valores sociais que devem ser valorizados e nunca esquecidos”.

O programa prosseguiu com uma visita guiada e encenada acompanhada por autores, músicos e técnicos da autarquia, terminando com um concerto de música tradicional ibérica, produzido pelo grupo musical Cantarella.

No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer um percurso, em contexto rural, onde degustaram algumas plantas comestíveis recolhidas e confecionadas pelo chef Marco Santos.

A iniciativa contou o apoio da União de Freguesias de Pedrógão de S. Pedro e Bemposta e da Associação Cultural de Bemposta.