“Hospital Faz de Conta” quis mostrar que “é possível ter experiências positivas no meio hospitalar”

Com a participação de cerca de 600 crianças e 40 utentes da APPACDM Covilhã e da Afacidase, o “Hospital faz de Conta” terminou ontem, dia 10, e Patrícia Santos, coordenadora geral da 16ª edição desta iniciativa, fez um balanço “bastante positivo”.

São muitas as crianças que têm o “medo da bata branca”, revelou Patrícia Santos, frisando a importância de mostrar, desde os primeiros anos de vida, que “não é uma coisa má”.


“Mostrar que é possível ter experiências positivas no meio hospitalar” é o objetivo da iniciativa, que permite, às crianças, brincar com o estetoscópio ou esfigmomanómetro, por exemplo.

O “Hopsital Faz de Conta” é uma atividade organizada pelo Núcleo de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI), sendo que, na edição deste ano, juntaram-se à organização o Núcleo de Psicologia da UBI (PsicUBI) e a Happy Wish, que levaram novas atividades para estimular os participantes, não só na área da medicina, mas também em atividades que envolvam os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

A iniciativa, que decorreu entre os dias 6 e 10, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI), contou com a presença de escolas e instituições dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, sendo que, este ano, contou ainda com a presença de uma escola de Castelo Branco.