Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças “consensual” quanto à redução de portagens no Interior

A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 reuniu ontem, 13 de novembro, com a Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças a fim de analisar a mobilidade no Interior e “reafirmar os argumentos de ordem económica, social e ambiental” que fundamentam a sua posição para a reposição das SCUTs e o fim das portagens naquelas vias.

Em nota de imprensa, a Plataforma avança que deu a conhecer o documento apresentado em fevereiro deste ano ao Ministro das Infra-Estruturas com as propostas sobre as portagens e um Plano de Mobilidade para o Interior.


Todos os partidos presentes (a Iniciativa Liberal esteve ausente) intervieram e realçaram, sem exceção, que é “justo e necessário trabalhar para a reposição das SCUTs no Interior, articulando esse processo com uma política de mobilidade para o Interior”, lê-se em nota de imprensa.

Da parte do Partido Socialista, há disponibilidade em “continuar a estudar a possibilidade de redução progressiva das portagens até à sua eliminação”. Do PSD, ficou anunciada a proposta de, além dos 30% reduzidos já pelo Governo, reduzir os 20% “em falta na redução aprovada para 2021, dando assim cumprimento ao Orçamento desse ano”, lê-se.

Já o PCP, o BE e o Chega “informaram que em sede de discussão do Orçamento na especialidade apresentarão proposta para a eliminação das portagens”.

Dado o “largo consenso” na discussão, a Plataforma apelou a que os partidos procurassem uma solução comum na discussão e votação final do Orçamento do Estado para 2024.

Imagem de arquivo.