Belmonte: Quase 200 gatos de rua foram acompanhados através do programa CED

Um ano após a implementação do programa CED (captura, esterilização e devolução), foram esterilizados, vacinados e desparasitados 185 felinos, dos quais 48 foram adotados, revela o Município de Belmonte na sua página oficial.

De acordo com a autarquia, com a ajuda da população, foram identificadas 42 colónias. Neste momento, há mais colónias sinalizadas que, em breve, serão também intervencionadas.


“Informamos que as famílias carenciadas podem solicitar assistência, no que respeita à esterilização para os seus animais de companhia, sendo que, para isso, devem inscrever-se no Gabinete de Ação Social do Município de Belmonte”, explica ainda a autarquia.

Reunidas as condições para elegibilidade para os apoios do ICNF, o Município de Belmonte obteve parecer favorável e já se encontra contratualizado o Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia e o apoio à identificação eletrónica e registo de animais de companhia.

Em última nota, na publicação, a Câmara Municipal de Belmonte agradece aos cuidadores “toda a dedicação e ajuda neste processo de controlo das colónias de gatos”.