A3ES confere acreditação máxima a cursos da UBI

Quatro cursos de 2.º Ciclo/Mestrado e dois de 3.º Ciclo/Doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI) receberam acreditação de seis anos, por parte da entidade que avalia os cursos de Ensino Superior em Portugal, a A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Têm autorização de funcionamento, pelo período máximo previsto por lei, os mestrados e doutoramentos em Ciências do Desporto e em Gestão, e ainda os mestrados em Gestão de Unidades de Saúde e em Empreendedorismo e Criação de Empresas.

A decisão resulta do parecer positivo emitido pelas comissões de avaliação externas, compostas por especialistas selecionados pela A3ES. Estes elementos justificaram a recomendação para a acreditação com as condições que encontraram na UBI e que são garantia da qualidade do ensino ministrado nessas áreas, em diversos parâmetros.


No âmbito deste processo são analisados aspetos como a caracterização geral do ciclo de estudos, adequação do corpo docente e pessoal não-docente, estudantes, resultados académicos, atividades científicas e tecnológicas, nível de internacionalização e organização interna, entre outros.

Os seis cursos avaliados integram a oferta formativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), mais precisamente os departamentos de Ciências do Desporto (DCD) e de Gestão e Economia (DGE).