Covid-19: Vacinação nos lares “abre uma porta de esperança”

A vacina é encarada como “uma porta de esperança” para o grupo “mais vulnerável face à covid-19, os idosos, sustenta a Câmara Municipal de Penamacor no comunicado onde dá conta do início do processo de vacinação naquele concelho.

“A chegada da vacina para a Covid-19 ao concelho abre uma porta de esperança para um dos grupos mais vulneráveis da nossa população: os idosos” vinca o município.

Segundo a nota de imprensa a vacina começou a ser administrada aos utentes e funcionários do Lar Residencial Sénior Póvoassol, no Vale da Senhora da Póvoa.

A Câmara Municipal de Penamacor revelou que vacinação seguiu “na Unidade de Cuidados Continuados do Lar D. Bárbara Tavares da Silva, não sendo possível, neste momento, a vacinação aos restantes utentes deste lar, face ao surto existente na instituição”.

No documento, a Câmara Municipal de Penamacor, acrescentou que “apesar de nos últimos dias ter havido um ligeiro crescimento de casos” no concelho, “todas as situações estão a ser devidamente acompanhadas pelo Município e rastreadas pela Saúde Pública com o objetivo de minimizar os efeitos de contágio comunitário”.

No caso do concelho de Idanha-a-Nova, a vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos e unidade de cuidados continuados já terminou, num processo que durou três dias (5,6 e 7) e abrangeu 678 utentes e funcionários.

A secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, deslocou-se ao concelho para acompanhar a administração da primeira dose da vacina, no Centro Social e Paroquial de Penha Garcia.

“É um dia de esperança renovada em que estamos a cumprir o nosso dever de proteger os idosos e as pessoas mais vulneráveis, em particular os que estão em estruturas residenciais”, referiu a Secretária de Estado da Ação Social, citada pelo Município.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, também acompanhou o início do processo de vacinação e frisou que ficaram “muito satisfeitos que o Governo tenha vindo até ao nosso concelho dar o seu apoio e um sinal de esperança a estes territórios e às muitas instituições que aqui têm feito um grande trabalho para conter o problema da pandemia”.

O diretor da instituição, Padre João Felipe, citado pela autarquia, afirmou que a vacinação dá “tranquilidade de espírito, apesar de termos de manter todos os cuidados. Alegra-nos que o Governo tenha olhado para nós, que estamos longe dos centros de decisão, de forma a contemplar-nos com esta ação a favor dos utentes e dos funcionários desta e das outras instituições do sector social do concelho de Idanha-a-Nova”.

Recordar que a segunda dose da vacina será administrada nas próximas semanas, de acordo com o plano de vacinação estabelecido pelo Governo.


Foto: Município Idanha-a-Nova