Seminário de investigação do Doutoramento de Gestão permite aos estudantes um primeiro feedback dos projetos

Decorreu ao longo do dia 5 de março, sexta-feira, mais um seminário de investigação no âmbito do Doutoramento de Gestão. O seminário realizou-se em formato online, de acordo com o contexto pandémico atual, e teve como principal objetivo permitir aos doutorandos que se encontram no segundo ano do Programa Doutoral, e após terem terminado a parte letiva do primeiro ano, apresentarem os seus projetos de investigação.

É a primeira vez que estes alunos divulgam publicamente os seus projetos de investigação, “expõem perante um relator externo, especialista sobre a área de investigação a que corresponde o projeto, e que faz uma primeira apreciação”, como afirmou o diretor do 3º Ciclo em Gestão, João Ferreira. Este considera ainda que as considerações e comentários tecidos pelos relatores dão algumas ideias e pistas de investigação futuras e de como pode o projeto ser desenvolvido: “este seminário permite aos alunos enfrentarem, pela primeira vez no curso, um auditório em que para além de exporem o seu projeto de investigação estão de certa forma a serem avaliados e a receberem o seu primeiro feedback de alguém que é especialista na área e externo ao curso”.


O seminário é aberto à comunidade científica, embora tenha como principal foco os estudantes de doutoramento, nomeadamente de Gestão. João Ferreira diz: “são os estudantes os protagonistas do seminário”, e são também eles os beneficiados, já que estas partilhas lhes permitem uma reflexão com uma visão mais alargada, numa fase inicial de investigação em que tudo ainda pode ser equacionado.

Esta edição foi composta por vinte apresentações de investigação, com um vasto leque de temas da área de Gestão.

-Fátima Santos