Plataforma P’la Reposição das SCUTs: Aumento das portagens em janeiro é um “grave atentado ao Interior”

A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 vê o aumento das portagens previsto para 2022 como “mais um grave atentado ao Interior do País e às suas empresas, trabalhadores e população em geral”.

Em nota de imprensa, refere que é “inaceitável” o valor das portagens no interior a partir de dia 1 de janeiro.


A Plataforma frisa que o que “regulamenta o aumento do valor das portagens é um decreto-lei”, da “exclusiva responsabilidade e vontade do governo”, que o poderia alterar.

A mesma fonte recorda, ainda, em notas de imprensa, que “o governo sabe que violou a lei e praticou um embuste quando, em 1 de Julho de 2021, em vez de reduzir o valor em 50%, como determina o OE aprovado pela Assembleia da República, apenas reduziu 30%”.

Acusa ainda que este aumento das portagens na A23, A24 e A25 vem demonstrar que o “amor” de António Costa pelo Interior do País é um “amor de verão”, pois “passa depressa”.

No mesmo documento afirma que o governo “tem os meios orçamentais suficientes e disponíveis para proceder à Reposição das SCUTs no Interior do País, com a abolição das Portagens na A23, na A24 e na A25”, e por isso mesmo vai continuar a exigir a reposição “dos cerca de 20% que não descontou e o desconto de 75% para os veículos híbridos e elétricos”; a “isenção para os residentes e a redução de mais 50%” sobre o valor das portagens em vigor e a “eliminação das portagens com a aprovação e entrada em vigor do OE para 2023”.

Perante estas reivindicações a Plataforma avança, ainda, que pretendem realizar debates públicos com os “cabeças de lista dos partidos que sempre reuniram com a Plataforma e que concorrem aos círculos eleitorais de Castelo Branco e da Guarda”, esperando que os partidos assumam com “clareza” o que pensam, o que vão fazer e como e quando o vão fazer “para que a urgente Reposição das SCUTs no Interior se concretize”.