Associação promete “luta em defesa dos direitos e interesses” dos pequenos e médios agricultores

A Associação Distrital dos Agricultores (ADACB), realizou, no passado dia 13 de dezembro, segunda-feira, no Fundão, a Assembleia Geral em que foi aprovado, por unanimidade, o orçamento e o plano de atividades para o ano de 2022.

Do plano de atividades aprovado a ADACB destaca, em nota de imprensa, “a luta em defesa dos direitos e interesses dos pequenos e médios Agricultores da Agricultura Familiar” que defendem a “produção nacional, o mundo rural e a soberania alimentar”.


A ADACB vai iniciar o ano com uma sessão de esclarecimentos, sobre a campanha de subsídios 2022, os prejuízos na lavoura provocados por pragas e doenças, a fiscalidade agrícola e os circuitos de comercialização.

O “elevado custo dos fatores de produção, designadamente, os fertilizantes, combustíveis, a energia, as taxas e juros bancários” foi a principal dificuldade colocada em cima da mesa, pelos Agricultores, por estar a “criar enormes problemas ao escoamento dos produtos agrícolas”.

Segundo nota de imprensa, a ADACB, irá manter e alargar as atividades de apoio aos Agricultores, nos termos da “prestação de serviços técnico-profissionais, dos serviços de aconselhamento agrícola e da formação profissional destinada a agricultores, técnicos e a outros intervenientes do Mundo Rural”.

(Foto arquivo Associação de Agricultores Castelo Branco)